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A Bomba Injectora - Parte IV - Mistério resolvido

Parece estranho voltar à carga a este tema, mas não seria eu mesmo se não o fizesse. Conforme podem verificar, a última vez que abordei este tema, havia indicado que o Paulo da PJVL quando viesse ao Porto haveria de colocar a bomba no ponto, algo que aconteceu, mas apesar da culpa não ser dele, pois quem  recondicionou a bomba foi o Sr. Domingos de Lavra, a mesma nunca mais fora o que era, ou seja, o pegar a quente era miserável e quando fui recondicionar a bomba, ela apenas "babava" um pouco de gasóleo sem ter nenhum mau comportamento, pegava bem a quente e a frio e o comportamento geral era excepcional. Nem o hot-start fix resolve totalmente o problema, apenas ameniza, sem ele já teria substituído o motor de arranque.

Desde que carreguei o Ar Condicionado em 7 de Abril, passei a usa-lo e com isto passei a ter um comportamento deficiente da bomba injectora. Fora claro, o pegar muito mal a quente, passou a desligar-se com o Ar Condicionado ligado quando mudava de regime, ou seja, se a rotação caísse abruptamente o carro desligava-se sozinho. A primeira vez que isto aconteceu foi com o Rangie em auto-estrada Porto - Guimarães e com a minha esposa e filhos dentro, algo que levo muito a sério a segurança, ao sair da A3 para a A7 em Famalicão o carro desliga-se e fico sem direcção, foi a primeira vez que aconteceu e deveria ir a 90/100 Kms/h, sem contar é um susto tremendo, consegui engrenar uma velocidade mais baixa, o carro retomou o ritmo, mas rapidamente percebi que se fosse em 5ª velocidade às 2800 rpm e carregasse na embraiagem o carro normalmente desligava.

Abordei esta situação ao Sr. Domingos de Lavra, que alegava desde o início que a minha bomba teria um problema na parte eletrónica, algo que estando avariado teria de ser trocado.e ele não recondiciona essa parte, para resolver o problema deu mais débito à bomba para que ele não desligasse, mas o ralenti nunca ficava certo, pois a bomba estava a receber mais combustível que o ideal, fora isso o carro ficava com um comportamento bruto, pois qualquer "pisada" no acelerador o carro respondia bruscamente, sentindo a caixa de transferências, e acima de tudo algo completamente quase impossível de controlar em transito da cidade, bem como quando era necessário levantar o pé, pois sentia-se tudo.

Tanto ouvi o Sr. Domingos atirar a responsabilidade para o "cabeçote" electrónico, que pedi mais uma vez ajuda o mecânico oficial do Range, que mesmo estando a 300Kms me ajuda sempre, sabia que ele vinha ao Rates-Billing, então pedi para me troca o cabeçote da bomba, durante o almoço trocamos o cabeçote e o desempenho era... exactamente o mesmo! Ou seja, só poderia ser da bomba!

Passei novamente no Sr. Domingos para que ele verificasse o "cabeçote" trocado e percebesse que o desempenho era igual, e ele não assume novamente a falha na reparação da bomba. Alegando que seria o hot-start-fix que estaria a criar aquele problema, e falou ainda que normalmente aqueles sintomas seriam quando os carros tem "a cabeça do motor estalada por dentro", mas para resolver a situação e o "ideal seria desligar a ficha que gere a eletrónica do motor, pois desta forma ele não sabe a temperatura do mesmo e alimenta as velas para dar um arranque melhor"! Acedi mais uma vez e regressei a casa com o carro a não trabalhar direito, a pegar mal e sem ar-condicionado debaixo de um calor abrasador. Mal parei o carro, tentei liga-lo sem hot-start-fix e ele não arrancava. Com isto sinto que estava a estourar com o motor de arranque e comecei a sentir a bateria a fraquejar, numa das vezes depois de tanto insitir tive que empurrar o carro, pois tentei tantas vezes ligar o carro que a bateria "velhinha" esgotou-se!

Cansado do tema, pedi mais uma vez a ajuda do "paciente" Paulo da PJVL, que mandou ontem através de um cliente do Porto, Ricardo Nascimento a quem agradeço, uma bomba que estava a trabalhar para se fazer a prova dos 9! Ligo ao Sr. Domingos que aceitou prontamente fazer o serviço de teste esta manhã.

Depois de trocar a bomba, o resultado foi: o carro pega a quente e a frio sempre peneiras, não se desliga com o ar-condicionado.

Resumindo, tenho que pagar uma bomba ao Paulo da PJVL e num cenário normal o Sr. Domingos deveria assumir o erro, e devolver-me o dinheiro que paguei por um serviço comprovadamente mal feito. Não propõe isso, mas sim "recondicionar" a bomba (a tal que já tinha recondicionado para mim!) para eu entregar ao meu mecânico!! Isto é de loucos!

O que vocês fariam?

P.S.: Para quem quiser ver a "novela" toda fica aqui o link
A Bomba Injectora - Parte IV - Mistério resolvido A Bomba Injectora - Parte IV -  Mistério resolvido Reviewed by Ricardo Azevedo on 23:45 Rating: 5

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